O ciclismo não é apenas um esporte que está se tornando comum entre as pessoas, é também um estilo de vida que traz diversos benefícios para quem pratica.
Se você está pensando em começar a pedalar, mas ainda não sabe por onde começar, fica tranquilo que separamos algumas dicas para você entrar no mundo do ciclismo ainda hoje.
Primeiro você precisa escolher a bicicleta no tamanho correto para a modalidade que você vai praticar, para escolher o tamanho da sua bicicleta é necessário levar em consideração a sua altura.
Vale ressaltar que, independente da sua escolha de modalidade ou bike, é muito importante fazê-la com um bikefit, especialista do ramo que conseguirá realizar todos os ajustes necessários de acordo com as suas características físicas para que você consiga pedalar de forma mais confortável possível.
Você também irá precisar de roupas e equipamentos de proteção adequados, o capacete é o primeiro item fundamental dessa lista.
Procure um modelo com boa ventilação, fácil travamento e material de qualidade.
Não esqueça dos óculos para proteger seus olhos do vento, da poeira, insetos e do excesso de luminosidade. Leve também luvas e escolha a roupa correta para o pedal, prefira as roupas apropriadas para a modalidade, pois estas possuem formato, tecido e acolchoamento certos para garantir conforto, evitar dores e assaduras.
Sempre priorize a sua segurança, por isso instale faróis dianteiros e traseiros em sua bike. Com o dianteiro você conseguirá enxergar melhor o trajeto que está fazendo, e evitando que acidentes aconteçam, já o traseiro, serve para que as pessoas consigam te ver, independente se você está andando na estrada, em alguma trilha ou no meio da cidade.
É necessário também ter uma boa alimentação para repor suas energias no pedal, sempre carregue com você uma barrinha de cereal, frutas ou carboidratos em gel. Mantenha-se hidratado, carregue sempre uma garrafa de água extra.
É possível que você precise trocar ou reparar o pneu, substituir a câmara de ar, consertar a corrente e efetuar ajustes em câmbio e no sistema de frenagem, por isso é importante você saber fazer manutenção de emergência.
E por fim, respeite seus limites e não exagere no pedal, pedale sempre no seu ritmo e com calma para que seu corpo comece a se acostumar com o esporte, respeite o seu processo.