18/03/2022

Pedalar pode afetar a Próstata?

Pedalar pode afetar a Próstata? #bike #prostata #bikeeprostata #bicicleta #ciclismo

Andar de bicicleta é uma prática que tem aumentado muito nos últimos anos, principalmente em grandes cidades, onde o fluxo de trânsito é maior nos horários de pico.

A prática dessa atividade é ótima para prevenir algumas doenças cardíacas e até derrame. Porém, os homens precisam ficar atentos ao praticar o esporte.

De acordo com cientistas ingleses, andar de bicicleta pode provocar a incidência do câncer de próstata em homens acima de 50 anos que passam muito tempo pedalando.

Os dados obtidos na pesquisa indicaram que ciclistas com mais de 50 anos que pedalavam menos de 3 horas e meia por semana tinham 0,6% de chances de desenvolverem câncer de próstata. Já entre aqueles que pedalavam mais de 8 horas e meia por semana, o índice alcançava 3,5%.

Segundo a pesquisa, passar muito tempo sobre a bicicleta pressiona certas áreas da próstata. Isso causaria o aumento dos níveis da enzima PSA na corrente sanguínea. Pequenas pancadas repetidas no períneo, podem aumentar essa substância temporariamente na corrente sanguínea

Uma alternativa para fugir de maiores problemas é não fazer treinos pesados, evitar pedalar em alta velocidade e em terrenos acidentado. Uma outra solução é fazer bike fit e trocar o selim comum por um ideal e ajustado respeitando as características de cada ciclista, deste modo a pressão fica melhor distribuída e a região do períneo fica livre de pressões indesejadas.